terça-feira, 31 de maio de 2011

Pedagogia Waldorf: Um jeito de pensar um ser humano mais integral



    O interessante dessa pedagogia é o fato de ela lidar com a criança de uma maneira mais integralizada, tanto em sua subjetividade quanto em sua relação com o mundo. Conhecimentos sobre marcenaria (construção, habilidades motoras, idealização de processos), botânica( sustentabilidade, eco desenvolvimento.), arte( desenvolvimento da singularidade, etc.). Num país como o nosso, com questões sociais tão gritantes, vale apena se apostar no desenvolvimento da sensibilidade que vem principalmente dos primeiros anos da formação, e na construção desde a infância da ideia de que o que se aprende na escola faz sim, parte da vida.



Para saber mais:

http://www.youtube.com/watch?v=I7UURyGgxOs –pedagogia waldorf (um atendimento mais integral aos anos iniciais)

10 comentários:

  1. Muito interessante esse método pedagógico. Valoriza a subjetividade de cada um e acredita que todos nós somos diferentes, possuindo, então, habilidades distintas. Nas escolas tradicionais, não se permite esse auto-conhecimento, por isso, muitas pessoas acabam por nem desenvolver aquela inteligência que teria mais potencial a ser trabalhada. Esses alunos provavelmente se tornarão pessoas mais conscientes sobre si, trabalhando aspectos que realmente as interessam, uma vez que teve a oportunidade na infância de experenciar diversos conhecimentos.

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  2. Olá, essa é a proposta dessa metoldologia de ensino. Muitos de nós não tiveram essa oportunidade, vamos refletir aqui, e agora.

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  3. O estimulo do intelectualismo plural ( visão de pluralidade) no ensino, ou seja, dar materiais ao aluno para que ele possa experenciar o seu aprendizado e, assim, ter a sua inclinação intelectual para resolver problemas e criar produtos para a melhora de seu contexto cultural, já que ele não possui apenas duas inteligências.
    Convenhamos, Gardner é foda.

    E acredito que isso está envolvido também com a ruptura alienada de duas teorias da aprendizagem que acreditam que: S->O ou O->S.

    Um belo vídeo.

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  4. Muito legal essa proposta pedagógica. Destacando que a visão de que a educação deve ser uma parceria entre a escola e a família é um ponto importante e decisivo para uma educação construída e não um processo educativo de "consumo", onde muitas vezes os pais "terceirizam" a educação de seus filhos, supostamente por viverem absorvidos pela vida "corrida" que levam e deixam na mão da escola toda a responsabilidade pela educação. Sendo que cada um, escola e pais, fazem "somente a sua parte" e perdem a noção de Visão Integral do aluno/filho, no seu processo educativo e de desenvolvimento pessoal.

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  5. Nessa escola a proposta deve ser sujeito e objeto, ou aluno e professor se relacionando. Pena que essa não é a idéia da maioria das escolas do Brasil que ainda operam no modelo tradicional.

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  6. É realmente, essa escola realmente valoriza o sujeito como um ser único e sempre em alteridade, É um belo exemplo.

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  7. Este método de ensino é realmente revolucionário, formando futuros adultos livres para pensar individualmente, com auto-conhecimento e criatividade para buscar seus objetivos e sua realização pessoal. Deveria ser difundido mais rapidamente substituindo os modos de ensino tradicionais.

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  8. É, estudos apontam que a prática diretiva não é melhor modelo de ensino mas, infelizmente ela ainda é um tabu social.

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  9. Gostei muito deste método em especial por trazer a família para perto do aluno e entender que a ela precisa participar e não apenas investir como temos visto nas escolas tradicionais.
    Resta esperar que este modelo evolua e atingindo todas as classes.

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  10. É gente socialmente somos seres complexos, isso envolve relações, Cadê isso em escolas tradicionais?

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