domingo, 29 de maio de 2011

     A partir desta charge podemos observar a completa alienação de uma senhora aparentemente social e economicamente favorecida. A alienação se apresenta em relação à realidade que enfrentam os garotos de rua.
     Por outro lado temos um menino não valorizado pela nossa sociedade, mas com grande consciência do que ele é e do que representa no contexto social em está inserido. Infelizmente essa charge condiz somente em partes com nossa realidade; as observações realistas são da sociedade alienada que neste caso é representada pela senhora de salto alto e vestido; mas nossa realidade não é como a do menino ilustrado, no Brasil, os moradores de rua são excluídos pela maioria de nós e pelo poder público.

7 comentários:

  1. Na charge ela pelo menos dirige a palavra ao menino... Na realidade, a alienação e a exclusão são ainda mais perigosas, pois aparecem no silêncio. Quando um desses meninos vem à janela do carro pedir esmolas, a esmagadora maioria das pessoas não só fecha o vidro como também responde no máximo balançando a cabeça, se responder, e praticamente nunca olha para esse ser humano que pede ajuda. E ainda que esse desconforto fosse por empatia, por tristeza com a situação, e chegasse em casa e pensasse em algo que pudesse fazer, e fizesse, falasse sobre isso, qualquer coisa, ok. Mas não. Para a maioria das pessoas, a cegueira para essa situação vai além dos segundos na sinaleira, e a invisibilidade desses meninos continua.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, esses meninos muitas vezes são excluidos, até mesmo, de palavras que se dirijam a eles. E o pior, quem exclui dessa forma normalmente não pensa que esta prejudicando, de várias formas, nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Mas gente o pior que o governo não está nem ai pra alienação do povo em relação a esses desabrigados.

    ResponderExcluir
  4. É poderiam haver politicas afirmativas eficientes para essa parte da população. Mas não o governo, parte do social, faz como o restante da sociedade: finge que eles não existem.

    ResponderExcluir
  5. A verdade é que é cômodo não se envolver, não prestar atenção e nem participar. O problema é que muitos, além de não participar, humilham os outros (claro, os mais fracos)...e há também os alienados, filhos de ainda pais mais alienados que pensam que podem até agredir...
    Mas ainda há esperança, como o video postado da menina que calou a plateia...

    ResponderExcluir
  6. Vamos usar a esperança para fazer algo, qualquer coisa de bom, em relação a nossa futura vida. Sim, os "trombadinhas" existem.

    ResponderExcluir
  7. Tic Tint® Tint® Titanium Cross Necklace | Shop Online
    Tint® omega seamaster titanium Tint® Tint® Titanium titanium dive watch cross necklace. citizen super titanium armor The Tint® Tint® Tint® Tint® Tint® Tint® Tint® ford edge titanium for sale Tint® Tint® Tint® Tint® Tint® Tint® titanium jewelry piercing Tint $39.00 · ‎In stock

    ResponderExcluir